quinta-feira, 3 de junho de 2010

Metal em Portugal

Tal como no resto do mundo, o metal também chegou a Portugal na década de oitenta mas infelizmente muitos dos pioneiros não foram reconhecidos como tal, acabando pouco depois no esquecimento.
Nesta época, os meios de comunicação não eram muito apologistas da ideia de passar sonoridades pesadas que começavam a surgir lá fora, o que dificultava a vida aos curiosos pois não tinham como contactar com este tipo de música.
Por isso, começaram a ser criadas rádios piratas e fanzines por todos aqueles que se interessavam pela cena metaleira, publicitando as bandas portuguesas e mostrando as novidades mundiais, o que permitiu criar aos poucos e poucos uma legião de metalheads.
Os primeiros grandes impulsionadores surgiram em 1979, os NZZN conjuntamente com os Xeque - Mate,   que vieram introduzir o hard rock/heavy metal ao nosso país.
Apenas dois anos depois formaram-se as bandas Tarantula e  Sepulcro, oriundos do norte e da margem sul, respectivamente.
Seguidamente surgiram muitas mais bandas por todo o país, largamente influenciadas pela NWBHV ( New Wave of British Heavy Metal).
Os STS Paranoid, os Valium, os Ibéria e os Ramp (já na década de 90), são algumas das muitas que podem ser referidas.
Assim, quando pensarem que o metal português se resume aos Moonspell, lembrem-se que embora tenham sido muito importantes na divulgação de Portugal, não foram nem de longe os primeiros a surgir e que é importante saber que por cá, tal como noutros países, também se fez metal muito bom.

 (STS( Satan Take Our Souls) Paranoid)


PS: Os Tarantula já actuaram com bandas de renome mundial. 
Partilharam o palco com os Deep Purple, Manowar, Hamerfall, Motörhead, Helloween entre outros. 
Antes de serem os Tarantula a banda chamava-se Mac Zac.

Sem comentários: